Kodo Yamagishi

Kodo Yamagishi

Maestro assistente no Coro do Teatro Nacional de São Carlos | Piano

Nascido no Japão em 1971, estudou na Universidade de Música de Viena, na classe de direcção musical de U. Lajovic, onde obteve o mestrado. Naquela época trabalhou como correpetidor e maestro em produções de óperas e dirigiu a Orquestra Pró-Arte de Viena. Participou ainda nas master classes de direcção, piano e interpretação de Lieder em Viena, no Cairo, em Weimar e com Dietrich Fischer-Dieskau em Estugarda. Desde 1997 que actua como assistente nas master classes do maestro E. Acel.

Foi maestro assistente em produções de óperas no Festival de Verão de Klosterneuburg, no Festival Haydn de Eisenstadt e no Opern Air em Gars am Kamp. Em 2002 dirigiu L’Enfant et les sortiléges na Alemanha e também a Orquestra de Salão de Merano (Itália).

De 2002 a 2004 trabalhou como maestro correpetidor e Kapellmeister no Pfalztheater em Kaiserslautern (Alemanha), onde teve oportunidade de dirigir 22 récitas de óperas.

Em 2004 dirigiu a Orquestra Nacional da Cidade de Oradea, na Roménia, e desde a temporada 2004/05 é maestro assistente do Coro do Teatro São Carlos, de Lisboa.

Foi vencedor do Prémio «Finalista» (2.º lugar) do II Concurso International de Direcção de Orquestras e Prémio «OSESP” em São Paulo.